28.4.09

De volta...

Pois é, estamos de volta! A nossa semana parisiense pode ser caracterizada como um absoluto... êxtase sensorial! Foram muitos (muitos, mesmo!) os quilómetros percorridos, com um sol primaveril magnífico, em busca das apetecíveis lojas de maîtres chocolatiers espalhadas por toda a cidade.

A casa Ladurée - salão de chá fundado em 1862 na rue Royale - foi uma das nossas favoritas, pelo local em si (com frescos nos tectos, representativos de chefes pasteleiros angelicais e damas voluptuosas, e charmoso salão de chá) e pelas suas criações famosas em termos de Alta Pastelaria, sendo de destacar os tão cobiçados e coloridos Macarons - um dos ex-libris da Ladurée - que podem ser vistos no filme Marie Antoinette, de Sofia Coppola. Já que falamos de Versailles, onde passámos um dos dias desta viagem, fica a promessa de mostrar, num dos próximos posts, a receita de chocolate quente que se bebia na corte, naquela época... ;-)

Percorremos, de uma ponta à outra, as lojas La Maison du Chocolat,
Debauve & Gallais, Pierre Hermé, Patrick Roger, Maiffret, Godiva, Fauchon, Michel Cluizel, Arnaud Larher, Castelanne, Puyricard, Jadis et Gourmande, La Petite Chocolatière, Pascal Caffet, Hédiard, Mariage Frères, Cacao et Chocolat, Marquise de Sévigné - quase todas especializadas apenas em chocolate, outras com uma ampla variedade de luxuosas especialidades gourmet (com a secção de chocolate obviamente presente) - e fomos encontrando muitas outras pelo caminho, que não estavam ainda na nossa lista de sítios a não perder! De salientar que, em algumas lojas, o próprio espaço físico é digno de registo...



Conseguimos ver quase tudo aquilo a que nos tínhamos proposto e podemos dizer que nada nos desiludiu! As cores e os aromas, as texturas e os formatos, a criatividade e a elegância,... tudo digno de olhares vidrados e permanente água na boca!

Podemos afirmar que provámos um dos melhores éclairs de chocolate de sempre na Cacao et Chocolat. Foi um momento em que o tempo deixou de existir e nada mais interessava para além da sensação (indescritivelmente arrebatadora!) provocada pela harmonia de uma massa inacreditavelmente macia, com recheio de mousse de chocolate de qualidade superior, de textura aveludada, e com uma cobertura que deixava os lábios cheios de cacau bem amargo*... Oui, oui...! :-P

O crepe quente (e enorme!) de chocolate com avelã e banana que comemos a apanhar sol junto ao Centro Georges Pompidou também nos ficou na memória... (só nos lembrámos de tirar foto quando já o tínhamos comido...) bem como o cone de gelado (de bolacha imensamente estaladiça) com os sabores (cremosíssimos) servidos em forma de... flor!







Quanto aos macarons, experimentámos os mais afamados e de
maior tamanho (há também a versão mini, mas achámos que não chegava para a nossa vontade!): na Ladurée escolhemos o de chocolate amargo e o de framboesa, na Pierre Hermé o de Caramelo com Flor de Sal.

Não foi fácil chegar a um consenso quanto ao favorito, por isso decidimos colocar em 1º lugar ex-aequo o de chocolate e o de caramelo; em 2º lugar ficou o de framboesa (que só perdeu uns pontitos por ser um pouco doce demais).

Outra descoberta magnífica foi a marca de chocolates Gü, que foi amor à primeira colherada!

Só mesmo vendo,
cheirando, provando...




As Trufettes aconselham vivamente, a quem estiver a planear ir a Paris em breve, a ida a pelo menos alguns dos sítios aqui mencionados.


Durante os próximos dias publicaremos mais algumas das fotos que tirámos, para vos mostrar o delírio chocoólico em que por lá se pode mergulhar... e manter-vos-emos informados(as) das novidades Trufa-Trufa.

Continuem a passar por cá e a comentar os nossos posts... É um prazer receber-vos e ler-vos!

Até breve! :-*
Trufa-Trufa


[*...lambido avidamente até ao último vestígio!]

4 comentários:

Frol disse...

oh meu deussssssssssssssssss

alice disse...

ai que FOME (de chocolate, claro)!
E só tenho um chocolate de culinária na despensa! Que triste. :)

Anónimo disse...

Alice, ontem enquanto lia, foi mesmo com um chocolate de culinária que tive que satisfazer a minha fome (talvez tesão será a palavra mais adequada! Hihihih!) de chocolate!

Essas fotos são quase pornográficas para os amantes de chocolate!
Adorei!

Sofia
:D

regina - nome de chocolate e de mulher disse...

Nem consigo falar, pois receio engasgar-me com a boca tão cheia de palavras doces...
Vocês as duas também são de chocolate - agora não tenho mais dúvidas.